Randon-Chapeco-5-1-1536x1152

O que é Porta Rápida?

O conceito de Portas Rápidas ainda é novo aqui no Brasil, porém ele já é bem conhecido nas grandes indústrias.

Afinal, as Portas Rápidas podem ser aplicadas nos segmentos industriais mais diversos. Como por exemplo: frigoríficos, centro de distribuição, na divisão de ambientes internos com ambientes externos ou até mesmo, as Portas Rápidas podem ser instaladas no processo produtivo, como em linhas de montagens ou em cabines de pinturas.

Mas, você sabe o que é porta rápida e para que serve?

A porta rápida, como o próprio nome diz, é uma porta que abre e fecha rapidamente, normalmente a uma velocidade de 1m/s.

Imagine uma porta com 3 ou 4 metros de altura livre, sua velocidade de abertura ficaria respectivamente em 3 ou 4 segundos.

Além disso as portas rápidas se caracterizam por sua alta capacidade de aberturas, atualmente, existem locais que exigem mais de mil ciclos de abertura por dia.

Outra característica das Portas Rápidas, é que normalmente elas são automatizadas através de sensores dos mais diversos tipos ou até mesmo, podem utilizar a IoT (Internet das Coisas), como a Porta Rápida Inteligente 4.0.

Através de um aplicativo você pode acompanhar todas as informações operacionais do funcionamento das Portas Rápidas instaladas na sua indústria e ou unidades.

As portas rápidas servem para manter os ambientes industriais isolados e ao mesmo tempo permitir o acesso rápido, fácil e seguro, garantindo assim, que o local fique fechado, evitando qualquer tipo de perda ou contaminação.

As portas rápidas podem ser utilizadas em qualquer tipo de empresa que necessite manter o ambiente fechado, eu poderia citar alguns exemplos, a indústria alimentícia, a automotiva, a farmacêutica, a indústria de embalagens, a metal mecânica, enfim, são muitas as aplicações.

Nós elaboramos um vídeo sobre esse tema e você pode conferir ele aqui embaixo:

Quais os benefícios da Porta Rápida?

As Portas Rápidas possuem diversos benefícios ao serem implementadas nos ambientes industriais, como aumento da vida útil dos equipamentos internos e a garantia no fluxo produtivo da sua empresa.

Abaixo, nós selecionamos 6 principais benefícios:

  1. Quando comparada às portas convencionais, as Portas Rápidas garantem o equilíbrio e superioridade do isolamento do ambiente.
  2. Oferece praticidade operacional e segurança aos usuários por serem portas leves, desenvolvidas para um alto nível de fluxo de abertura e fechamento.
  3. Baixo índice de manutenção, evitando obstrução dos vãos.
  4. Os vários dispositivos de automação disponíveis, aos quais permitem formas de abertura adequadas a cada aplicação, oferecendo agilidade e segurança operacional.
  5. Aumento da produtividade, com aumento da qualidade dos produtos, em função das melhores condições dos ambientes produtivos.
  6. As portas automáticas podem ser customizadas de acordo com a aplicação específica de cada segmento da indústria, o que garante a máxima eficácia no seu funcionamento.

Tipos de portas Rápidas industriais: como escolher a melhor opção?

Para escolher o tipo de porta ideal para a sua indústria, é necessário conhecer e verificar alguns aspectos, como:

  • Largura e Altura do Vão Livre;
  • Ambiente que a porta será aplicada: Ambiente Interno; Ambiente Externo; Divisão de Ambiente interno com externo; É um Ambiente com temperatura negativa?; Qual seria a temperatura negativa? Enfim, diversas aplicações! 
  • O que passa pelo vão?
  • O vão tem alguma interferência?

De acordo com as respostas, será possível direcionar a sua demanda para o tipo de porta rápida ideal ou, então, a identificação de um Projeto Especial. 

Agora que você sabe tudo sobre portas, que tal descobrir qual é a opção ideal para o seu projeto?

Veja Algumas Fotos

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *