Como isolar um ambiente industrial com passagem de Ponte Rolante?

A indústria de uma forma geral necessita de ambientes internos melhores isolados e mais qualificados para o desenvolvimento das atividades de produção, desde atender critérios técnicos, exigências legais ou ergonômicos.

Cada indústria possui situações e necessidades diferentes, o que exige uma correta análise das condições existentes dela.

Algumas empresas estão buscando a economia de energia, outras buscam evitar a contaminação e melhorar o conforto dos colaboradores, porém, é normal encontrarmos as soluções erradas acima, assim, a utilização de soluções inadequadas, o resultado desejado não é alcançado.

Sabendo disso, resolvemos apresentar algumas informações importantes de como fazer corretamente o isolamento de ambientes industriais.

Aqui vamos abordar um ponto bem específico que é a passagem de ponte rolante, um projeto especial desenvolvido pela SEBRAS que conta com uma aplicação diferenciada e exige muita criatividade e conhecimento.

Tenha uma boa leitura!

Você sabe para que serve o isolamento de ambientes industriais?

Conceitualmente, o isolamento de ambientes industriais é a capacidade de separar ambientes, evitar a troca entre dois meios distintos dentro da Indústria e para isso, o produto ou equipamento deve apresentar baixa condutividade térmica e bom nível de vedação e boa performance operacional.

Principais vantagens de isolar um ambiente industrial

  • Ambientes mais limpos;
  • Redução dos custos de energia e higienização;
  • Melhores condições de trabalho, conforto para os funcionários; e
  • Estabelecer parâmetros adequados a um determinado processo, controlando temperatura e umidade.

Cuidados importantes para levar em consideração

  1. É preciso que haja um bom planejamento! O primeiro passo é desenvolver um bom projeto que determinará todas as diretrizes que deverão ser seguidas. Assim, você conseguirá definir quais são as soluções mais eficazes para cada situação dentro da sua indústria e alcançar o resultado esperado.
  2. Cada indústria possui suas características, de espaço físico disponível, dos produtos que são manufaturados, se existem agentes químicos/corrosivos ou contaminantes, características construtivas especiais regidas por alguma norma e até mesmo aspectos culturais, tanto da gestão quanto dos funcionários. Estes são aspectos que também são necessários considerar na hora de desenvolver o projeto!
  3. É preciso conhecer os principais produtos e equipamentos existentes no mercado. Conhecer as suas características construtivas, os materiais empregados na sua fabricação, a sua capacidade de uso para saber se suportará o dia a dia na aplicação. Desta forma, você poderá avaliar o melhor custo benefício de cada equipamento.
  4. É preciso compreender a interação que a solução escolhida terá com o ambiente e as pessoas. Por exemplo, compreender qual o espaço físico que será ocupado, os impactos ao processo produtivo com possíveis interferências ou acréscimo de tempo, é preciso analisar eventuais riscos operacionais e garantir a segurança, portanto definir a automação, dispositivos de acionamento e controle, tornam-se fundamentais para a estruturação do projeto, desta forma, selecionar as soluções mais eficientes para cada situação.
  5. É preciso selecionar um fornecedor qualificado que possua equipe capaz de realizar uma instalação correta, desta forma é possível garantir o perfeito funcionamento do produto, com retorno rápido do investimento.

Diante do desafio que esses aspectos demandam, aprendemos ao longo dos anos com nossas experiências, que: não há uma receita de bolo quando o assunto é isolamento industrial!

Afinal, cada empresa possui suas particularidades, é por isso que a SEBRAS está focada em fornecer soluções especiais e customizadas a cada aplicação.

Possuímos um portfólio de produtos e a partir desta base procuramos projetar as melhores soluções para nossos clientes.

Dentro deste conceito desenvolvemos a porta flexível para passagem de ponte rolante, uma porta especial com características específicas.

  1. Abertura na vertical, ocupando pouco espaço, através de um sistema de dobras da lona.
  2. Dimensionada para grandes vãos, capaz de suportar cargas de vento conforme normas.
  3. Guias especiais ajustados ao caminho da ponte rolante.
  4. Abertura motorizada, com velocidade de abertura de 0,3 a 0,8m/seg.
  5. Comando adequado a NR-10 e NR-12. 
  6. Dispositivos de segurança e interação com a ponte para evitar colisões.
  7. Fabricada sob medida.
  8. Fabricada em aço carbono com tratamento de superfície para garantir boa vida útil. (Opcional aço Inox).
  9. Baixo índice de manutenção, sistema isento de contra pesagem, roldanas e cabos de aço.

Utilizamos dois modelos com base para essa solução, as portas Open Fast e as Portas Maxidoor, o que determina o modelo mais adequado são as dimensões do vão, se o vão é interno ou externo, ou seja, se o local sofrerá com a ação do vento ou pressão.

Conheça os Modelos

Open Fast

Ideal para ambientes que possuem temperaturas entre 0 a 60 °C, a Porta Rápida Open Fast tem abertura de m/s, suporta ventos até de 105 km/h e conta com abertura até 1000 ciclos diários. 

Ela pode ser aplicada em ambientes internos e externos, está disponível em diversas cores e pode ser produzida nas dimensões máximas:
20.000mm (L) x 10.000mm (A) (outras dimensões consultar).

Porta Rápida Maxidoor

Porta Gigante Maxidoor é ideal para locais que necessitam de portas de tamanhos grandes e que tenham tráfego de cargas. As portas Maxidoor são especiais para grandes vãos e suportam ventos de acima de 100 km/h. Mantém as condições de limpeza, higiene e temperatura dos ambientes

Aplicações

As portas flexíveis para passagem de ponte rolante podem ser aplicadas nos mais diversos segmentos da indústria.

Temos cases na indústria gráfica, onde a ponte rolante é utilizada para fazer a troca dos rolos de impressão e a impressora precisa ficar num local completamente isolado do restante da planta.

Nesta ocasião foram instaladas 2 portas rápidas de 10 metros de largura x 10 metros de altura conforme foto abaixo.

Outra implementação de Ponte Rolante, foi em uma indústria de embalagem onde ocorre a troca das bobinas de filme plástico e a área de produção foi isolada através de 2 portas rápidas com 27 metros de largura x 6 metros de altura.

Confira abaixo algumas imagens da solução projetada pela Equipe SEBRAS:

As portas flexíveis para passagem de ponte rolante podem ser aplicadas nos mais diversos segmentos da indústria.

Temos cases na indústria gráfica, onde a ponte rolante é utilizada para fazer a troca dos rolos de impressão e a impressora precisa ficar num local completamente isolado do restante da planta.

Nesta ocasião foram instaladas 2 portas rápidas de 10 metros de largura x 10 metros de altura conforme foto abaixo.

Outra implementação de Ponte Rolante, foi em uma indústria de embalagem onde ocorre a troca das bobinas de filme plástico e a área de produção foi isolada através de 2 portas rápidas com 27 metros de largura x 6 metros de altura.

Confira abaixo algumas imagens da solução projetada pela Equipe SEBRAS:

Veja como a Porta Rápida ficou após a sua implementação:

Em outro momento, realizamos a implementação em um moinho de farinha. O carregamento de bags ocorria e foi instalado uma porta rápida de 3 metros de largura x 4,5 metros de altura, conforme foto abaixo.

Veja como a nossa equipe de Projetistas, planejou a solução:

Veja como ficou após ser implementada:

Outro cliente atendido, foi uma indústria de biscoitos. O local de instalação da Porta Rápida foi no recebimento de matéria prima, onde a ponte rolante sai para fora do prédio e carrega bags para o interior da fábrica e instalamos uma porta e cortinas de PVC. 

Veja imagens do Projeto abaixo:

Veja como ela ficou após ser implementada:

A SEBRAS, a mais de 17 anos, vem atuando no mercado buscando soluções inovadoras e tecnológicas para o isolamento de ambientes industriais. 

Entre em contato e saiba mais sobre as nossas soluções!