O que é Manutenção Preventiva?

Yara - Rondonopólis - MT (16)

A manutenção Preventiva é uma ação planejada e sistemática de controle e monitoramento, com programação periódica para revisão das condições de utilização de uma máquina ou equipamento.

Para um melhor esclarecimento técnico, as definições e práticas de manutenção podem ser consultadas na Norma ABNT NBR 5462 — Maneabilidade e Confiabilidade.

Mas, qual o objetivo da Manutenção Preventiva?

O principal objetivo deste tipo de manutenção é o de reduzir ou impedir falhas no desempenho, que possam comprometer a produtividade da máquina ou equipamento em questão. Além disso, este tipo de manutenção aumenta a confiabilidade e leva o equipamento a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica.

Quais os benefícios da Manutenção Preventiva?

Separei abaixo cinco benefícios relacionados com os equipamentos da empresa, considerando sempre a sua vida útil:

  1. Confiabilidade e redução de problemas

Uma vez que o processo de manutenção é programado, dificilmente a produtividade da empresa será afetado, pois os defeitos são identificados logo no seu começo.

  1. Economia

Peças desgastadas acabam por consumir mais energia ou recursos hídricos, por exemplo. Além é claro, de reduzirem a capacidade total produtiva.

  1. Conservação dos equipamentos

As revisões periódicas serão capazes de determinar se existe ou não a necessidade de reparo ou substituição de um equipamento. Aproveita-se melhor a sua vida útil ao realizar etapas de manutenção preventiva.

  1. Planejamento

Este tipo de manutenção preventiva permite que os Técnicos e Gestores responsáveis criem planos a longo prazo, de acordo com o negócio da empresa. Desta forma é possível calcular a relação dos custos, despesas e onde serão alocados os recursos.

  1. Engajamento e união da equipe

Todos os colaboradores estarão envolvidos, cientes e participativos. Uma empresa que opera sem constrangimentos e necessidades de ações corretivas, gera automaticamente, motivação e sensação de dever cumprido.

Como planejar a Manutenção Preventiva?

Para realizar a Manutenção Preventiva, é fundamental estruturar um planejamento, então podemos preencher um formulário que deve conter pontos imprescindíveis para o processo.

Levantamento de informações: Levantamento de todos os equipamentos, data de instalação/aquisição do equipamento, histórico de desempenho, capacidade de produção, intervenções realizadas, divisão dos equipamentos por grupos, etc. Desta forma, você consegue compreender qual e quando a necessidade da manutenção do seu equipamento.

Checklist de Manutenção: Grupos de equipamentos; qual a periodicidade de ações de intervenção; quais os tipos de intervenção, responsável; estimativa de tempo para a realização da manutenção, etc. Com essas informações você consegue elaborar um checklist completo para a realização da Manutenção Preventiva.

Custos: Compreenda quanto custa os materiais e peças necessários; a mão de obra; encargos trabalhistas; índices de segurança no trabalho, etc. Todos essas informações influenciam no valor final do serviço.

Cronograma: Defina datas de realização de cada etapa da sua manutenção preventiva.

Execução e acompanhamento: É necessário acompanhar de perto todas as etapas e, principalmente, o intervalo entre as mesmas. Trata-se de uma recolha constante de dados para registro e análise.

Com base em todos esses dados, será possível observar padrões de funcionamento e desempenho de cada equipamento, podendo assim tomar decisões antes mesmo do mau funcionamento.

E aí, conseguiu compreender o por que a Manutenção Preventiva é tão importante? Está precisando de manutenção nas suas Portas Rápidas SEBRAS? É só entrar em contato conosco, clicando aqui!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *