Porta industrial: 2 cuidados para aumentar a vida útil antes mesmo de comprar

Muitas empresas questionam a durabilidade de uma porta industrial. Embora  as condições de uso tenham grande impacto, alguns aspectos na hora de escolher podem contribuir muito para o aumento da durabilidade e a redução de custos.

Neste conteúdo vamos contar dois cuidados para aumentar a vida útil da sua porta desde a escolha até a manutenção.

CUIDADO 1 – Lona ou portas de aço?

Muitos fatores devem ser levados em conta na hora de escolher entre uma porta industrial de lona e uma porta de aço. Entre eles, destacamos: 

  • temperatura: Quando aplicada em temperaturas negativas, as portas de lona possuem uma dupla camada e um sistema que garante o pleno funcionamento da Porta em temperaturas de até -35º;
  • ciclos de abertura por dia: Considerar essa informação é fundamental para a definir a capacidade do motor que irá na Porta;
  • Incidência de ventos:  Com a informação da incidência de ventos, é possivel levar em consideração o quanto a estrutura da Porta precisa ser reforcada para aguentar a força; e
  • Manutenção:  A Porta de Lona possui uma necessidade muito menor de manutenção do que a Porta de Alumínio, gerando assim, mais economia financeira e de tempo.

Ao analisar os fatores acima, fica claro  que uma porta industrial de lona possui diversas vantagens e é uma opção muito mais alinhada com a indústria 4.0 do que a porta de aço. Além disso, a porta de lona oferece um alto nível de automação com os processos produtivos da indústria, algo que numa porta de aço não é possível. 

A porta industrial de lona no Brasil está numa curva ascendente de crescimento. Muitas indústrias multinacionais já conheciam o conceito deste modelo de porta industrial e isso auxiliou na sua difusão. Atualmente muitas indústrias nacionais já conhecem e utilizam a porta industrial de lona. 

A porta industrial de lona está se tornando fundamental para agilizar processos e aumentar a produtividade de indústrias de diversos segmentos. Utilizadas para manter ambientes fechados onde ocorre a entrada e saída de empilhadeiras e paleteiras, proteger as áreas internas de contaminações como poeiras, insetos, partículas, ventos e chuva, por exemplo, além de áreas de produção e armazenagem.

Confira o comparativo que a SEBRAS preparou para você entre a Porta Industrial e a Porta de Aço.

CUIDADO 2- Analise o impacto do ambiente na vida útil da sua porta

A necessidade de aplicação de uma Porta Industrial se tornou uma realidade, após a percepção da economia de energia elétrica por exemplo. Ambientes onde há variação de temperatura, como câmaras de resfriamento, o esquecimento de uma porta aberta, leva à perda de temperatura. Isso pode gerar um grande desperdício de energia elétrica e consequentemente gerar custos elevados.

Devido ao crescimento de diversos segmentos industriais, as empresas estão investindo cada vez mais na porta industrial de lona. Alguns setores estão buscando novas tecnologias para melhorar a sua produção, outros para ter economia de energia e mão de obra. 

Esses fatores podem ter uma redução significativa na margem de erro humano. Podendo destacar segmentos como: alimentício, agroindustrial, farmacêutico, frigorífico, logístico, metalmecânico, automotivo, entre outros.

A qualidade das condições de higiene, limpeza e outras necessidades dos ambientes industriais, está diretamente ligada ao nível de exposição que este ambiente está sujeito ao longo das jornadas de produção.

Em um mercado cada vez mais competitivo, inúmeras organizações se dedicam para conseguir destaque. Umas por meio da tecnologia, outras com preços competitivos, qualidade e exclusividade de seus produtos e muito mais. Poucas empresas sabem que mudanças feitas no seus processos produtivos  podem ser a solução para sair na frente da concorrência.

Garantir que um ambiente industrial esteja isolado de agentes poluidores tem sido um desafio constante para as indústrias em geral, pois a exigência está cada vez maior. Outro fator importantíssimo é otimizar o uso dos recursos, reduzindo as diversas perdas existentes num processo fabril.

A Porta Industrial é projetada para atender as necessidades geradas pelas indústrias. Garantindo a higienização e temperaturas controladas sem interferir na agilidade dos processos produtivos. Cada porta projetada é customizada pelo cliente, sempre visando uma solução de acordo com as suas exigências. 

Qual a importância de ter uma porta industrial de acordo com o ambiente de aplicação?

Existe uma série de situações comuns na rotina de uma indústria e que requerem uma atenção especial, buscando principalmente uma solução diferenciada para cada aplicação. No decorrer dos anos a SEBRAS se especializou em oferecer soluções customizadas em porta industrial de lona para alto fluxo.

As portas são projetadas para atender locais com alto tráfego de entrada e saída de produtos ou mercadorias, sem a preocupação de que ela não vá resistir às inúmeras aberturas por dia. Todos os componentes da porta são dimensionados para alta ciclagem como: Motoredutor, eixo de transmissão, acoplamento, sistema de fim de curso, painel de comando, entre outros.

No setor frigorífico por exemplo, uma porta industrial de lona tendo uma boa qualidade, bem projetada e corretamente dimensionada irá garantir uma boa vedação do equipamento. Com isso irá diminuir a infiltração de ar e a troca de calor entre o ambiente interno e externo da câmara fria. Sendo assim o sistema de refrigeração será menos exigido, funcionará por menos tempo e realizará menos degelo.

Porta Fast Roll SEBRAS

As vantagens disso são facilmente notáveis como: economia de energia elétrica e consequente redução de custos, garantia de um armazenamento correto dos produtos no interior da câmara evitando perdas, aumento da vida útil do sistema de refrigeração que funcionará dentro dos parâmetros previstos, entre outros.

Como prolongar a vida útil da porta industrial

A porta industrial assim como qualquer outro equipamento deve ter alguns cuidados na sua utilização e abaixo vamos citar alguns fatores que podem prolongar a sua vida útil como:

  • Operação correta e dentro dos parâmetros previstos em projeto;
  • Limpeza;
  • Treinamento e conscientização dos operadores;
  • Manutenção preventiva e corretiva realizada por técnicos especializados; e
  • Utilização de peças de reposição de qualidade.

Cada instalação de uma porta industrial tem um modelo e aplicação específico. É muito importante que seja realizado um projeto de toda a instalação a fim de evitar erros e perdas. Treinamento com os usuários, após a instalação de uma porta industrial deve ser efetivamente observado alguns tópicos:

  • Usuário deve ter consciência do motivo pelo qual a porta foi instalada;
  • Olhar a porta como um benefício e não como uma barreira;
  • Não obstruir os sensores da porta; e
  • Não deixar objetos, carrinhos, empilhadeiras sob a porta.

Agora que você já sabe como aumentar a vida útil da sua porta industrial, utilize nossa ferramenta de dimensionamento para descobrir a porta SEBRAS ideal para sua indústria. 

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *