Grandes vãos: saiba mais sobre seus projetos, materiais e estrutura!

Na construção civil é comum que é que existam grandes aberturas nas edificações. Essas grandes aberturas, são aplicadas em diversos tipos de construções, como residenciais, comerciais, industriais e outros. 

Normalmente os arquitetos adoram a presença de grandes vãos, afinal, é um espaço livre com o qual ele pode desenvolver o seu trabalho. 

Além de ser um espaço bem desejado e devido a sua largura, tendem a ser espaços que contam com certa complexidade no desenvolvimento, afinal, toda a construção civil necessita ser forte o suficiente para suportar a estrutura do grande vão. 

Por essas questões, é fundamental contar com profissionais projetistas e engenheiros qualificados que irão conseguir planejar e desenvolver as melhores soluções para estes grandes vãos.  

Grandes vãos: como são feitos os seus projetos?

É bem comum ver um grande vão em obras de Estaleiros e Hangares. Estaleiros é o local onde ocorre a construção de um navio ou também acontecem as reparações dele. 

Hangares, são locais situados em aeroportos onde as aeronaves estacionam  para a realização da manutenção preventiva ou corretiva. É no Hangar que o avião passa pela preparação para os próximos voos. 

Hangares e Estaleiros costumam ter dimensões expressivas, a partir de 10 metros de Altura de um vão e 12 metros de Largura, a SEBRAS já considera o vão como gigante e para eles são projetados as Portas Rápidas Maxidoors. 

Grandes vãos e os seus principais desafios

Na hora de realizar um projeto para uma Maxidoor, os desafios são muitos. É necessário levar em consideração informações sobre a capacidade estrutural; Histórico de velocidade de ventos da região; Se ela há contato com ambientes agressivos e diversos outros aspectos. 

Por exemplo, em estaleiros que ficam localizados perto de Mares, o sal do ambiente pode ser corrosivo para o metal e por isso é necessário considerar e planejar materiais especiais para a adaptação de cada ambiente que a Porta para o Grande Vão será instalada. 

Além de segurança e agilidade, as portas para grandes vãos Maxidoor tem abertura vertical que economiza espaço. Ela resiste a fortes ventos e proporciona conforto térmico aos ambientes

Maxidoor é a porta gigante da SEBRAS para grandes vãos que necessitam de fechamento seguro e ágil. Com abertura na vertical, economiza espaço. Além disso, facilita o tráfego de veículos e cargas industriais, pois dispensa a instalação de trilhos no piso.  Consequentemente, reduz o tempo das operações.

Resistente, as portas para grandes vãos Maxidoor é projetada para suportar fortes ventos (acima de 100 km/h). Possui pintura especial em diferentes cores que garante proteção a intempéries e maresia, e tratamento contra a ação dos raios ultravioletas (UV) que também preserva a tinta por muito mais tempo.

Maxidoor ainda se destaca por garantir conforto térmico ao ambiente, pois minimiza a perda de ar quente ou frio. Com isso, diminui o uso de aparelhos para climatização e os gastos com energia elétrica.

As Portas para grandes vãos podem ser aplicadas em diferentes ambientes, como: 

  • Indústrias;
  • Hangares;
  • Estaleiros;
  • Implementos rodoviários e automotivos;
  • Fábrica de cabines de jateamento e pintura; e
  • Mineradoras.

As indústrias que contam com portas rápidas aplicadas em grandes vãos, contam com vários benefícios. 

Por ser uma porta automatizada, ela conta com um sistema de abertura totalmente flexível o que possibilita que a porta rápida seja dimensionada em qualquer tamanho. 

Ainda que a Maxidoor seja projetada em dimensões especiais, a sua instalação é realizada de forma fácil e a SEBRAS conta com uma Equipe especialista na realização da instalação e que conta com as certificações necessárias, como: NR 35, NR 12, NR 18 e NR 10

Entenda a Composição da Maxidoor

Painel de Fechamento:

Painéis de fechamento possui sistema de empacotamento e abertura no sentido vertical. Os painéis são formados por duas lonas estruturadas no meio com vigas de aço carbono, que oferecem resistência à pressão de ventos conforme NBR 6123

As lonas são confeccionadas em tecido poliéster de alta resistência com revestimento em PVC, resistente a rasgamento, com tratamento anti UV, além de ser anti-propagação de chamas. Possui vedação nas laterais contra a entrada de chuva, poeira, insetos e outros agentes poluidores.

Estrutura Metálica:

As colunas que compõem a estrutura da porta são construídas de aço carbono e dimensionadas para suportar a pressão dos ventos especificados. Podem possuir colunas centrais eleváveis, que são movimentadas automaticamente através de talhas elétricas.

Motorização:

O sistema de elevação do painel de fechamento é composto por um motoredutor, de potência adequada ao peso, e freio eletromagnético para fixação e liberação do sistema de movimentação. A elevação é realizada por meio de cintas de tração fixadas nos extremos inferiores do painel de fechamento.  

Automação e Controle:

As portas possuem um painel elétrico, fabricado conforme NR10 que contém um seccionador principal, contatores, proteção contra curto-circuito, sobrecarga, sobrecorrente, falta de fase, controlador lógico programável (CLP), variador eletrônico de velocidade e todos os aparelhos elétricos de comando e potência de cada porta.

Sistemas de segurança:

Os painéis de fechamento possuem um sistema de trava-quedas mecânico por fricção que impede a queda intempestiva do painel de fechamento (lona) em caso de ruptura das cintas de tração. O sistema contempla ainda sensores tipo fotocélula que impedem o fechamento da porta em caso de ter alguma obstrução na área de atuação do mesmo  e sinalização sonora e visual para todos os movimentos. 

A Porta Maxidoor é um modelo que pode receber a tecnologia 4.0 da SEBRAS que baseado na tecnologia IoT (Internet das coisas), utilizando um Sistema de Comunicação 4.0, interligando todos os dados variáveis da Porta e do ambiente onde está instalada com a nuvem, a Porta 4.0 permite um acompanhamento em tempo real da performance das Portas Industriais.

Além de prever as necessidades de manutenções preditivas e preventivas, permite entrar em contato Direto com a Equipe de Manutenção e tudo isso com apenas alguns clicks no seu Smartphone ou Computador do seu sistema integrado da sua Empresa.