Indústria automotiva: uso de portas rápidas contribui para a inovação

A indústria automotiva enfrenta diversos desafios quando o assunto são novas tecnologias e inovações. Dentro das fábricas de automóveis, a automação industrial vem crescendo com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável nas indústrias.

Cada vez mais a engenharia busca equilibrar o tripé da sustentabilidade (social, econômico e ecológico) por meio do investimento em tecnologias e recursos que automatizam os processos industriais.

O uso de sistemas de isolamento industrial como as portas rápidas ou portas automáticas industriais pode ser um componente importante desta equação. Você pode pensar que as portas servem apenas para a abertura e fechamento dos vãos. Mas elas também podem ser essenciais no processo de produção no segmento automotivo e eu vou te explicar como.

Indústria Automotiva: Onde as Portas Rápidas podem contribuir

O processo da linha de montagem de automóveis é complexo e demanda muita atenção, ainda que parte dele seja realizado de forma robotizada.

Linha de Montagem Automotivo - SEBRAS
Fonte: Quatro Rodas

Em cada um das etapas de produção do carro, exigem necessidades de isolamento diferentes, por exemplo:

  • Funilaria: Esse é um importante momento no processo automotivo, é na funilaria que a lataria é trabalhada para ficar perfeita. Quando o automóvel está em reparo, é colocado folhas de flandres para receber a massa plástica. Contar com Portas Rápidas nesse ambiente é fundamental para garantir que o ambiente não sofra com nenhuma interferência, pois é um momento em que a lataria necessita acabar o processo no mais perfeito estado. 
  • Pintura: Esse momento é fundamental que o ambiente onde o processo ocorre, esteja protegido e isolado.  As Portas Automáticas servem para manter o espaço livre de poeira ou qualquer outra substância que vá influenciar negativamente na pintura.
  • Montagem: O momento em que todos os itens precisam ser colocados e entregues da melhor forma possível, já imaginou se, por um erro no processo, os motores são entregues no mesmo lugar em um grande volume?  Faltará espaço e local para armazena-los, gerando um acúmulo das peças sem necessidade e irá atrapalhar o processo produtivo, por isso é fundamental contar com portas automáticas que certificam o andamento do processo.  

Um exemplo de uso de Portas Rápidas

Um cliente da SEBRAS utiliza as portas rápidas para a organização e separação do processo dos bancos dos carros produzidos. Ou seja, o banco desce pelo ambiente separado e, após, é realizada a abertura da porta  para que o operador leve o mesmo até a sua linha de produção.

Você já pensou como seria se não houvesse a sincronia entre o descer do banco e a retirada dele do processo? Provavelmente um monte de bancos ficariam juntos e isso atrapalharia todo o processo de produção.

Neste cliente específico, a porta foi usada para organizar o fluxo de trabalho e trazer mais segurança e agilidade ao processo.

Mas existem outras soluções e aplicações que as portas podem trazer no dia a dia do segmento automotivo. Como, por exemplo:

  • Entrada e saída de pavilhões;
  • Cabine de Pintura e lavagem;
  • Isolamento e enclausuramento de máquinas e equipamentos;
  • Separação de ambientes internos;
  • Controle de acesso em locais restritos.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas Redes Sociais!

Baixe o Nosso E-book Agora Mesmo

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *