Portas Industriais para Ambientes Agressivos: Conheça os cuidados

A aplicação de Portas Automáticas em ambientes agressivos vem se tornando muito comum. Mas antes de adquirir um equipamento desse porte, devemos tomar alguns cuidados que veremos no texto a seguir.

Ambientes como indústrias químicas utilizam produtos altamente corrosivos que são extremamente agressivos a máquinas e equipamentos fabricados em metal. Desenvolver produtos que tenham uma boa performance nestes ambientes é uma tarefa difícil e são necessários uma série de cuidados para se atingir este objetivo.

Ao longo dos anos, a SEBRAS Portas Rápidas acumulou uma boa experiência e desenvolveu produtos com características específicas para as industrias de ambientes agressivos. Conheça neste artigo os cuidados que a sua nossa empresa precisa ter ao adquirir Portas Industriais.

Nas Portas Industriais para Ambientes Agressivos são utilizados materiais especiais na estrutura como: 

  • Inox;
  • Nas fixações;
  • Os rolamentos e outros componentes móveis.

É muito importante os cuidados com o manuseio destes materiais para não contaminar com outros materiais ferrosos. Também é necessário ter cuidado com produtos que usam diferentes materiais metálicos em contato um com o outro. Isso favorece o início da oxidação que vai aumentando e passando para a corrosão.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OXIDAÇÃO E CORROSÃO?

Oxidação

A oxidação é o primeiro estágio da degradação do metal. Pode ocorrer em todos os metais e deve ser combatida logo no início. De forma que não avance para os estados de ferrugem e corrosão. A causa mais comum que leva um metal a oxidar é o contato direto do metal desprotegido com o ar, água ou vapor d’água. A pintura no metal ajuda a evitar esse contato e, consequentemente, a sua oxidação.

Corrosão

Quando a oxidação não é tratada surge a corrosão, que é o segundo estágio do desgaste do metal. A essa altura o desprendimento do metal aumenta e ele vai ficando cada vez mais exposto ao danos que a atmosfera causa.

CONHEÇA ALGUNS CUIDADOS NA FABRICAÇÃO DE PORTAS INDUSTRIAIS PARA AMBIENTES AGRESSIVOS

Nas Portas Automáticas para indústrias Química são utilizados motores com grau de proteção mais elevado e pintura especial. Assim protegendo este importante componente que é a Porta Industrial Automática.

O Painel de comando é parte vital do bom funcionamento das Portas Automáticas para indústrias Química. Portanto o grau de proteção deve ser elevado e fabricado em material resistente a corrosão como o PVC. Aqui o cuidado é com as partículas sólidas ou gases que em contato com os componentes eletro eletrônicos do painel podem iniciar o processo de oxidação/corrosão e gerar mau contato e falha no seu funcionamento.

A utilização de sensores com grau de proteção mais elevado tem o cuidado com as partículas sólidas, evitando que a lente fique obstruída.

VEJA ALGUMAS FOTOS DE PORTAS INDUSTRIAIS PARA AMBIENTES AGRESSIVOS