Eficiência Energética na indústria: Conheça 11 motivos

Eficiência Energética é um projeto de suma importância nas indústrias. Tendo em vista a relação intensa entre as indústrias e o consumo de energia elétrica. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor industrial é responsável pelo consumo de 41% da energia no Brasil. Ao passo que cerca de 537 mil unidades estão em funcionamento no país.

De acordo com uma pesquisa realizada pela CNI com 2876 empresas, em 2015, 52% tomaram medidas contra o aumento da tarifa da energia elétrica, de forma que 7 entre 10 firmas adotaram a eficiência energética como alternativa para redução do efeitos do acréscimo na conta.

Conheça 11 Motivos para realizar um Projeto de Eficiência Energética para Indústrias
1º – Perdas nas Instalações Elétricas

O sistema elétrico de uma indústria pode ser distribuído de diversas maneiras. De modo que seja escolhido e organizado em função de uma série de questões. Evitando fugas de corrente e com emendas feitas corretamente, além de respeitar o equilíbrio de fases.

2º – Motores elétricos

No mercado, existem motores com um alto rendimento, que reduzem as perdas de energia. Sendo esses mais caros que os modelos antigos. Entretanto, a longo prazo, o uso desse tipo motor pode se tornar rentável, uma vez que a massa do material ativo, cobre e chapas metálicas principalmente, foi aumentada, reduzindo as perdas, por exemplo.

3º – Transformadores

Caso os transformadores não estiverem funcionando em uma faixa desejável de sua potência nominal, um rendimento útil não é obtido. Além disso, entre outras questões ligadas aos transformadores, é importante ressaltar que, quando estão mantidos sob tensão, não fornecem potência, de modo que as perdas no cobre tendem a ser nulas. Entretanto, nessas situações, acabam ocorrendo perdas no ferro, na maioria das vezes.

4º – Sistemas de Iluminação 

Na definição, o sistema de iluminação abrange todos os componentes necessários para atender a demanda da iluminação. Posto isso, o bom desempenho de tal sistema está associado aos cuidados no início do projeto elétrico, por exemplo, de forma que envolva informações relevantes sobre luminárias e perfil de utilização, assim garantindo a eficiência energética para indústrias.

5º – Fornos Elétricos e Estufas

Os fornos elétricos e as estufas são equipamentos que consomem uma quantidade expressiva de energia durante o processo de aquecimento nas instalações industriais. Por mais que sejam considerados máquinas eficientes, algumas perdas significativas costumam ser observadas no carregamento e transporte do material aquecido, além das operações de aquecimento e fusão.

6º – Ar Condicionado e Ventilação

O uso indevido do ar-condicionado é extremamente relevante na perda de energia elétrica. Sendo assim, utilizá-lo nas faixas de temperaturas apropriadas para o ambiente e instalar cortinas de ar são algumas medidas importante para evitar o desperdício no dia-a-dia. Além disso, é válido ressaltar que, na operação de compressores e chillers, por exemplo, a utilização à plena carga é indicada, em vez duas ou mais máquinas com carga parcial.

7º – Sistema de Ar Comprimido

A existência de compressores com vazamentos internos é frequente, ao passo que isso acontece devido ao desgaste excessivo em anéis de segmento ou nas válvulas, consumindo mais energia, além de produzir menores quantidades de ar que a capacidade nominal do próprio compressor. Além disso, no que diz respeito à distribuição e utilização do gás, é importante verificar se está havendo perda de pressão entre os reservatórios e os pontos de uso dos fluidos. Esses são apenas alguns exemplos dentre as inúmeras ações para aprimorar a eficiência do sistema de ar comprimido, de acordo com a especificidade do caso.

8º – Sistema de Refrigeração

Manter o isolamento térmico das tubulações de líquido e gás é importante para evitar a trocar de calor entre o meio interno com o externo, sobretudo, por exemplo, em câmaras frigoríficas e chillers, a fim de reduzir o gasto indevido de energia nesses tipos de atividade.

9º – Bombeamento de Água

Antes de tudo, é primordial que o conjunto motor-bomba presente no ambiente industrial é adequado, ou seja, se possui a altura manométrica e a vazão requerida. Essa relação é muito importante, pois essas variáveis estão diretamente relacionadas entre si e, consequentemente, com a potência da bomba.

10º – Elevadores e Escadas Rolantes

Nos horários de pico, não é necessário que todos os elevadores sejam utilizados simultâneamente. Além disso, controladores de tráfego são essenciais, a fim de evitar que dois elevadores sejam deslocados após uma chamada. Entre outros exemplos relacionados com tal situação, também é válido destacar a necessidade de evitar sobrecargas. De modo que não haja risco de uso desnecessário de energia e riscos para a estrutura.

11º – Fator de Potência (FP)

Caracterizado como a medida de eficiência de uma determinada instalação elétrica. O fator de potência mostra qual é a porcentagem da potência total que está sendo aproveitada no sistema elétrico. De acordo com a legislação brasileira, o FP mínimo admitido é 0,92. Assim caso o fator do consumidor esteja menor, a concessionária da região fica responsável por aplicar multas. Uma maneira de corrigir o fator de potência é: instalação de capacitores em pontos primordiais dos circuitos alimentadores.

Economia de energia, aumento de produtividade e segurança Qual a relação desses fatores com Portas Rápidas? Descubra você mesmo!

Tags: No tags

Comments are closed.