Portas Automáticas Industriais: Como manter os ambientes isolados da sua fábrica?

As Portas Automáticas Industriais ou Portas Rápidas como são conhecidas, estão se tornando um equipamento fundamental dentro da indústria. Isso se deve ao alto nível de automação que possuem entre os processos produtivos. Muitas empresas tem dificuldades em manter os vãos fechados e com o conteúdo abaixo iremos resolver este problema. A SEBRAS já esteve presente em diversas indústrias e se tornou muito comum o gestor apresentar a fábrica e mencionar a necessidade de mantê-la fechada, o que não era possível por diversos fatores.

CONHEÇA 5 FATORES COMUNS QUE IMPEDEM DE MANTER UM AMBIENTE FECHADO NA FÁBRICA

#1 Fluxo intenso na movimentação de materiais e portas convencionais manuais

Na grande maioria das indústrias de variados segmentos industriais é muito comum encontrar portas manuais. Esse fator causa uma lentidão na indústria, pois este tipo de porta não está automatizada com os equipamentos e demais processos produtivos. Podemos usar como exemplo uma empilhadeira que a todo momento é parada, para que o seu operador faça o acionamento de abertura da porta. Além de perder esse tempo, muitas vezes o próprio operador esquece de fechar a porta. E sabemos muito bem como um vão aberto pode ser prejudicial para o controle de qualidade dos produtos, principalmente com produtos alimentícios. Leia nosso material Como evitar a contaminação em ambientes alimentícios e frigoríficos.

VEJA A FOTO DE UMA EMPRESA QUE APLICA PORTAS AUTOMÁTICAS INDUSTRIAIS

Portas Automáticas Indsutriais

#2 Motorizar as portas existentes podem resultar um nível elevado de manutenções

Tem certas economias que as vezes podem custar caro. E se você está pensando em motorizar uma porta que já possui na sua indústria, não aconselhamos isso. Pois portas manuais não foram projetadas para se tornarem automáticas devido ao desgaste excessivo que pode ocorrer em peças mecânicas. A tendência é gerar muitas manutenções e com isso um desperdício de dinheiro que nunca terá fim. As portas automáticas industriais são projetadas de acordo com cada aplicação e dimensionadas até 1000 aberturas por dia.

#3 Problemas com colisões nas portas e o custo altíssimo de conserto

A colisão em uma porta convencional gera grandes problemas para a indústria, pois além de bloquear a passagem do vão, causa um atraso nos processos industriais. Geralmente possuem um custo elevado de conserto por se tratarem de portas pesadas e que exigem ser removidas para conserto externo. Com tudo isso em vista, o vão acaba ficando aberto e o prejuízo só aumenta cada vez mais.

#4 Portas manuais dependem de operadores para mantê-las fechadas

Assim como vimos no fator #1 o esquecimento de uma porta aberta pode prejudicar a operação dos processos. As portas convencionais possuem abertura lenta e não estão dimensionadas para serem abertas várias vezes ao dia. Devido isso não acontecer, na maioria das vezes essas portas permanecem abertas, o que acaba colocando em risco a qualidade dos produtos. Já tivemos relato de empresas que devido um vão aberto quando não deveria, houve a entrada de agentes contaminantes, tendo como resultado todo um lote perdido.

#5 Calor excessivo e falta de circulação do ar

Portas convencionais são fabricadas com material metálico e dependendo do vão onde estão instaladas, causam um grande desconforto térmico. Nas portas automáticas industriais SEBRAS é possível instalar telas perfuradas que permitem a passagem de ar, melhorando a circulação e ventilação do local.


A SEBRAS DESENVOLVE PORTAS AUTOMÁTICAS INDUSTRIAIS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE CADA CLIENTE

Existe uma série de situações comuns na rotina de uma empresa e que requerem uma atenção especial, buscando principalmente uma solução diferenciada para cada aplicação. Foi pensando em tudo isso que a SEBRAS Portas Rápidas se especializou em oferecer soluções customizadas em portas automáticas industriais de alto fluxo.

Nossas portas são projetadas para atender locais com alto tráfego de entrada e saída de produtos ou mercadorias, sem a preocupação de que ela não vá resistir as inúmeras aberturas por dia. Todos os componentes da porta como o motoredutor, o eixo de transmissão, acoplamento, sistema de fim de curso e painel de comando são dimensionados para alta ciclagem.

A SEBRAS Portas Rápidas faz uma análise criteriosa do local para definir em conjunto com o cliente quais os dispositivos de acionamento e segurança são necessários para que a operação não seja prejudicada, em função de uma porta estar ali mantendo o ambiente fechado e controlado, garantindo assim a eficiência e agilidade do processo.

Leia também sobre:

Como enclausurar ambientes com Portas Industriais: 5 dicas para não cometer erros


ABAIXO VOCÊ CONFERE O DEPOIMENTO DE UM CLIENTE QUE TEVE SEUS PROBLEMAS SOLUCIONADOS ATRAVÉS DE PORTAS AUTOMÁTICAS INDUSTRIAIS

“A instalação das portas rápidas em nossa empresa significou um ganho expressivo na qualidade do ambiente de trabalho para os colaboradores. Nos dias de frio intenso dois benefícios principais foram observados. Sendo o primeiro na temperatura nos diversos postos de trabalhos próximos das portas em operação e o segundo a eliminação das correntes de ar, fator este muito importante quando se pensa em melhoria no conforto térmico. Apenas como exemplo, com portas abertas percebe-se através de medições a existência de fluxo de ar a distâncias de 50 metros das portas, fluxo este não mais detectado durante o funcionamento das portas SEBRAS. Quanto à qualidade dos produtos e ao suporte de técnico, a SEBRAS sempre se demonstrou prestativa e eficaz quando solicitada.”

Marcos Sostizzo
Analista Técnico – Manutenção
Vipal Borrachas

 

Share Button

DESCUBRA A PORTA IDEAL PARA SUA EMPRESA

  • passo 1
  • passo 2

SUA PORTA IDEAL É

Seu resultado foi encaminhado por e-mail.

OBRIGADO PELAS RESPOSTAS

Recomendamos para você uma porta personalizada.
Assim poderemos te entregar a melhor qualidade.

Entraremos em contato em breve!