Logística interna de materiais: Como o acesso apropriado reduz custos?

A logística interna engloba todos os movimentos de material em um armazém ou fábrica. Com o objetivo de reduzir o tempo de espera e os excessos de transporte e de movimentação. Uma logística interna efetiva reduz custos e torna as empresas mais competitivas.

Existem diversas formas de reduzir os custos decorrentes dos processos internos de fluxos e movimentações. Confira as nossas 3 dicas!

  1. Planeje corretamente as rotinas da sua logística interna.

Qualidade, preço, agilidade e flexibilidade são os principais fatores competitivos de um negócio. Com uma visão Lean e a busca pela redução dos estoques em todas as etapas da produção, tem aumentado a frequência de movimentação em função de lotes menores de produção. Muitas empresas possuem um bom planejamento de produção e movimentação de materiais, mas às vezes esbarram nas dificuldades de execução , fazer uma boa gestão dos fluxos dos materiais ou mercadorias dando o ritmo adequado a produção é imprescindível.

Para atingir um bom resultado as condições do ambiente de trabalho para as pessoas e as condições ambientais de armazenagem dos produtos impactam diretamente na qualidade final. Por isso a estrutura interna e as portas de passagem de um setor para outro precisam ser constantemente avaliadas e melhoradas.

  1. Avalie a infraestrutura e os acessos.

Uma estrutura inadequada, bem como o layout e até as máquinas podem ser os problemas mais óbvios ao avaliar a sua infraestrutura. Mas o acesso a tudo isso é muito importante. Um acesso inapropriado pode gerar perda de tempo, de dinheiro e até problemas mais graves, como contaminações e acidentes de trabalho. Na sua análise de riscos, considere aprofundar a forma como estão os acessos e quais as oportunidades de melhoria para evitar problemas.

  1. Considere o uso de portas rápidas para um bom fluxo da logística interna.

Cada ambiente industrial exige uma solução de isolamento específica e tem objetivos diferentes, como por exemplo:

  • Bom acondicionamento em termos de temperatura
  • Umidade controlada
  • Alto controle de higiene e limpeza
  • Acesso rápido às linhas de produção
  • Atenção à segurança dos trabalhadores e produtos produzidos
  • Isolamento de setores diferentes de uma fábrica
  • Garantia que os ambientes estarão fechados

Portas metálicas pesadas, muitas vezes manuais, não contribuem para um processo ágil. Uma exigência para altos padrões de qualidade em um mundo globalizado.

As portas rápidas  são desenvolvidas de acordo com a necessidade do ambiente industrial. Mas sempre consideram um bom fluxo da logística interna.

Uma novidade no mercado hoje são as portas rápidas em lona para docas de carga. Pois possuem um nível de isolamento superior e não se danificam com impactos causados por paleteiras.

Pensar no ambiente onde será instalado um acesso e não apenas na porta.

Esse é um fator de competitividade e ganhos para as empresas.

Leia abaixo nosso Guia de Portas Rápidas Industriais

CLIQUE AQUI

Share Button

DESCUBRA A PORTA IDEAL PARA SUA EMPRESA

  • passo 1
  • passo 2

SUA PORTA IDEAL É

Seu resultado foi encaminhado por e-mail.

OBRIGADO PELAS RESPOSTAS

Recomendamos para você uma porta personalizada.
Assim poderemos te entregar a melhor qualidade.

Entraremos em contato em breve!