Indústria 4.0 : Uma nova era da Automação Industrial

Indústria 4.0

O aumento da produtividade caminha no sentido de mais uma revolução industrial. As fábricas inteligentes, com altos níveis de comunicação e capacidade de monitoramento de processos, já dão seus primeiros passos na Alemanha e nos Estados Unidos. Mas a realidade da manufatura avançada ou Indústria 4.0 está distante do cenário brasileiro. E o país não conseguirá dar uma guinada de produtividade, sem se basear na tecnologia e na inovação. Pois é elemento fundamental para o crescimento econômico.

Na Alemanha, o desenvolvimento da nova fase industrial é considerado uma prioridade para a competitividade do país. O projeto Indústria 4.0 uniu governo, universidades e gigantes industriais para traçar estratégias. Para que a maior potência européia se consolide como o principal fornecedor de tecnologias de produção inteligentes. Enquanto a nova onda industrial ganha escala no mundo, empresas alemãs já colhem resultados nas fábricas inteligentes. Na unidade de equipamentos eletroeletrônicos da Siemens, por exemplo, as máquinas operam 24 horas por dia. Fabricando 950 componentes diferentes, que são encomendados automaticamente pelo sistema. E o índice de defeitos é de apenas 15 peças a cada milhão.

Nos Estados Unidos, o assunto também tem sido tratado como diretriz prioritária para a reindustrialização do país, mas o foco dos americanos tem sido o desenvolvimento de novas tecnologias. A General Electric (GE) está usando a impressão 3D a laser para fabricar peças de avião, como um motor a jato. Quando anunciou o feito, em meados do ano passado, a empresa explicou que o processo praticamente elimina os desperdícios.

Indústria 4.0: Muito além da automação industrial, um desafio nacional

No Brasil, a manufatura avançada começa a aparecer, principalmente, na modernização de plantas de grandes multinacionais, sobretudo na indústria automotiva tradicional. Entretanto, o mesmo não ocorre em todos os segmentos industriais. Com exceção de algumas ilhas de excelência no setor produtivo, como a Embraer, progressos tecnológicos são isolados e são implementados lentamente, em função das dificuldades enfrentadas pela indústria nos últimos dez anos. Por aqui, tanto na academia quanto no governo, as discussões sobre manufatura avançada são incipientes.

Economia de energia, aumento de produtividade e segurança
Qual a relação desses fatores com Portas Rápidas? Descubra você mesmo!

 

Share Button

DESCUBRA A PORTA IDEAL PARA SUA EMPRESA

  • passo 1
  • passo 2

SUA PORTA IDEAL É

Seu resultado foi encaminhado por e-mail.

OBRIGADO PELAS RESPOSTAS

Recomendamos para você uma porta personalizada.
Assim poderemos te entregar a melhor qualidade.

Entraremos em contato em breve!