Aumentar Produtividade: Como isso é possível na indústria?

Aumentar produtividade na indústria é o que da vida a ela, e a determinação do sucesso está diretamente ligada a ela. Embora muitos fatores possam parecer óbvios, por vezes, são difíceis de serem realizados ou mesmo esquecidos em meio a correria do dia a dia da empresa. Mas o que leva algumas empresas aumentar produtividade mais que outras, mesmo atuando em uma mesma região e em um mesmo setor? Quer saber dessas e de outras respostas que pautam como aumentar produtividade industrial? Então acompanhe conosco o nosso blog!

Lições de sucesso

No início do século passado, Henry Ford iniciou mudanças que fizeram a indústria rever muitos de seus processos.

“Há uma única regra para um industrial. Faça produtos com a melhor qualidade possível, ao menor custo, pagando os salários mais altos que puder.”

A frase dita por Ford e os resultados obtidos por ela expressam a base para o sucesso de uma grande indústria: a produção. Na época, os funcionários da Ford recebiam um salário que era praticamente o dobro do exercido em média no país. Isto resultou em produtos montados com maior qualidade e volume de produção, reduzindo o gasto total por peça. Além de atrativos aos funcionários, o investimento em máquinas para auxiliar o processo também foi um grande diferencial para que o objetivo fosse alcançado.

Atualmente, números comparativos entre o Brasil e os Estados Unidos ajudam a entender um pouco sobre quanto os fatores de produtividade trazem mudanças significativas para a indústria. O país do norte investe em capacitação de seus profissionais e melhorias estruturais, fazendo com que cada um de seus funcionários produza em torno de 100 mil dólares por ano, muito além dos 22 mil que é a média brasileira. Além disso, a renda per capita americana é também cerca de cinco vezes maior quando comparadas com as vistas aqui.

Otimização da produtividade

Aplicar as grandes inovações tecnológicas é, com certeza, a melhor maneira de aumentar a produtividade em uma indústria, temos como exemplo aplicação de Portas Rápidas em indústrias com o objetivo de aumentar o fluxo de produtividade. Leia nosso Guia de Portas Rápidas Automáticas e saiba mais sobre o assunto.

Um grande obstáculo enfrentado pelas companhias está no tempo improdutivo. Rever a logística em cada setor a fim de reduzir a movimentação de pessoas, matérias e produtos. Assim pode garantir mais tempo efetivamente utilizado para produção. Além disso gera um menor desgaste físico dos funcionários, fazendo com que a qualidade dos serviços também seja acentuada. Por conta do melhor tratamento dos colaboradores, a quantidade de peças que precisam ser retrabalhadas também é reduzida, sendo mais um incremento para a produtividade.

Tarefas para os gestores aumentar produtividade

O sucesso de uma grande empresa depende da união entre todos os setores e esforços de seus funcionários. Mas também fica a cargo dos gestores tomarem algumas decisões e analisar determinados fatores que cabem apenas a si.

Uma análise profunda acerca do ritmo de trabalho é fundamental como:

  • Checar os períodos de maior produtividade;
  • Verificar antes ou depois das refeições;
  • Início ou final das jornadas diárias ou outras atividades específicas. Para dessa forma rever o quadro de horários cotidianos para otimizar a produção.

Os métodos de operação também devem estar constantemente sendo avaliados para encontrar pontos chaves no processo. É interessante trabalhar com incentivos aos funcionários, seja por maior produção ou por ideias inovadoras acerca dos processos. Mudanças pontuais, mesmo que pequenas, podem render a médio ou longo prazo sem resultar em investimentos consideráveis para a empresa.

É importante estar atento a todo o fluxo produtivo, desde a entrada da matéria-prima até a saída do produto final. Para tirar o máximo proveito de cada mudança, é interessante que essas sejam realizadas aos poucos e analisadas individualmente.

Aplicar criatividade e conhecimento já resultou em enorme sucesso para muitas empresas, e com determinação e uma visão diferenciada. Talvez a próxima possa ser a sua!

Share Button