Acionamento de Portas Industriais: Você está usando o mais adequado?

O acionamento de portas industriais pode parecer um dispositivo muito simples. Mas ele vai além de apenas possibilitar a sua abertura ou fechamento.

Ao orçar uma porta rápida, não menospreze  o tipo de acionamento. Mas leve em consideração a praticidade e segurança para quem estiver utilizando. Considere que as portas rápidas possuem um nível muito alto de automação que permite interligar os acionamentos com as máquinas e equipamentos do processo industrial.

Acionamento de portas industriais: conheça as opções

A escolha do tipo de acionamento depende da necessidade e do ambiente de da instalação, pois está diretamente ligado ao processo industrial da empresa.

Vamos ilustrar isso de uma forma mais simples e entender como cada tipo de acionamento pode lhe ajudar:


BOTOEIRA

É o tipo de acionamento mais comum nas portas rápidas. Instalado junto à porta ou diretamente  no painel de comando, pode ser posicionado em ambos os lados da porta ou em apenas um dos lados. Seu acionamento é manual, pois necessita de um operador para apertar o botão.


CONTROLE REMOTO

O controle remoto de acionamento de portas industriais é o mesmo utilizado em portões residenciais, nos quais você pode realizar o acionamento à distância tanto para abrir, quanto para fechar. Mas digamos que o operador acionou para abrir a porta e esqueceu de apertar para fechar…

Para evitar problemas decorrentes deste esquecimento, é possível instalar um temporizador na porta. Assim, você define que X segundos após a abertura, ela feche automaticamente sem ninguém precisar fazer o acionamento.

 


PINGENTE

acionamento de portas industriaisEste acionamento de portas industriais é muito utilizado por operadores de empilhadeiras, já que é realizado sem precisar descer da empilhadeira. Através de uma distância fixa é instalado esse pingente e basta o operador puxar o pingente para acionar. Este acionamento traz um benefício muito interessante que é a economia do tempo de descer e subir na empilhadeira.

Além, claro, de reduzir riscos de ergonomia e segurança do trabalho. Imagine os operadores fazerem esse procedimento várias vezes ao dia? É possível calcular rapidamente quanto tempo pode ser economizado neste simples processo.

 


RADAR DE MOVIMENTO

acionamento de portas industriaisO radar de movimento, como o próprio nome já diz, é utilizado para acionar a abertura de uma porta rápida assim que é detectada a presença de uma pessoa ou veículo.

No dia dia nos deparamos com esse tipo de acionamento nos mais diversos ambientes. Quem nunca entrou em um banheiro de shopping e a luz se acendeu sozinha?

Este acionamento de portas industriais  é utilizado para economizar energia, evitando que a  luz se mantenha acesa quando não é necessário.

No que se refere às portas rápidas o objetivo não é economizar energia, mas sim detectar o movimento de pessoas ou veículos. Para ficar mais evidente como esse acionamento pode útil, vamos criar a seguinte situação. Você está carregando algum tipo de equipamento ou até mesmo utilizando uma paleteira. No momento que se aproximar da porta, a mesma irá se abrir automaticamente e você vai passar tranquilamente sem precisar acionar nenhum dispositivo manualmente.

ACIONAMENTO DE PORTAS INDUSTRIAIS: VEJA O VÍDEO DO FUNCIONAMENTO DO RADAR DE MOVIMENTO


LEITORES MAGNÉTICOS, ÓPTICOS OU BIOMÉTRICOS

Esses tipos de acionamentos de portas industriais geralmente são utilizados para controlar o acesso a locais restritos. Com isso, apenas pessoas cadastradas no sistema do leitor terão acesso ao interior do ambiente.

Esse tipo de recurso nunca será utilizado em conjunto com outros dispositivos citados, pois anularia a sua função principal. Por exemplo, não faria sentido ter algum desses leitores como dispositivo de acionamento da porta e, ao mesmo tempo, ter botoeira, radar de movimento, entre outros.


DETECTOR DE MASSA METÁLICA

Esse acionamento é um grande aliado se você deseja o ganhar agilidade nos seus processos industriais, mas porquê?

Vamos imaginar que você possui vãos internos ou externos na sua empresa com um grande fluxo de empilhadeiras, veículos ou até mesmo pessoas operando paleteiras. Pare para pensar quanto tempo está sendo desperdiçado nessas inúmeras aberturas por dia. O sensor de massa metálica seria como você estivesse andando nas ruas da sua cidade com todos os semáforos abertos. Sem ter interrupção no seu fluxo e ficar naquele “arranca e pára”. O detector de massa metálica é instalado no interior do piso, a uma distância padrão de 1,50 metros. Porém essa distância pode variar de acordo com a escolha do cliente.


Agora que você sabe tudo sobre acionamento de portas industriais, que tal avaliar todas as possibilidades de portas que podem ser instaladas na sua empresa ou obra?

DESCUBRA A PORTA IDEAL COM A NOSSA FERRAMENTA DE DIMENSIONAMENTO
TESTAR FERRAMENTA

Share Button

DESCUBRA A PORTA IDEAL PARA SUA EMPRESA

  • passo 1
  • passo 2

SUA PORTA IDEAL É

Seu resultado foi encaminhado por e-mail.

OBRIGADO PELAS RESPOSTAS

Recomendamos para você uma porta personalizada.
Assim poderemos te entregar a melhor qualidade.

Entraremos em contato em breve!