O conceito de Portas Rápidas ainda é novo aqui no Brasil, porém, já é bem conhecido nas grandes indústrias.
Elas podem ser aplicadas em diversos segmentos industriais, como frigoríficos, centros de distribuição, na divisão de ambientes internos com ambientes externos e até mesmo em linhas de montagem ou cabines de pinturas.
Você sabe como funciona uma Porta Rápida?
A porta rápida, como o próprio nome diz, é uma porta que abre e fecha rapidamente, normalmente a uma velocidade de 1m/s. Imagine uma porta com 3 ou 4 metros de altura livre, seu tempo de abertura seria, respectivamente, de 3 ou 4 segundos.
Além disso, as portas rápidas se caracterizam por sua alta capacidade de aberturas. Atualmente, existem locais que exigem mais de mil ciclos de abertura por dia.
Outra característica dessas portas é sua automatização por meio de sensores dos mais diversos tipos. Também podem utilizar a IoT (Internet das Coisas), como a Porta Rápida Inteligente 4.0. Através de um aplicativo, você pode acompanhar todas as informações operacionais do funcionamento das portas instaladas na sua indústria e/ou unidades.
As portas rápidas servem para manter os ambientes industriais isolados e, ao mesmo tempo, permitir o acesso rápido, fácil e seguro, evitando qualquer tipo de perda ou contaminação.
Saiba mais sobre o assunto assistindo nosso vídeo:
Quais os benefícios da Porta Rápida?
As Portas Rápidas possuem diversos benefícios ao serem implementadas, como aumento da vida útil dos equipamentos internos e a garantia no fluxo produtivo da sua empresa.
Abaixo, nós selecionamos 6 principais vantagens:
- Quando comparadas às portas convencionais, as Portas Rápidas garantem o equilíbrio e superioridade do isolamento do ambiente;
- Oferecem praticidade operacional e segurança aos usuários por serem portas leves, desenvolvidas para um alto nível de fluxo de abertura e fechamento;
- Baixo índice de manutenção, evitando obstrução dos vãos;
- Possuem vários dispositivos de automação, permitindo formas de abertura adequadas a cada aplicação e oferecendo agilidade e segurança operacional;
- Aumento da produtividade e qualidade dos produtos, em função das melhores condições dos ambientes produtivos;
- As portas automáticas podem ser customizadas de acordo com a aplicação específica de cada segmento da indústria, o que garante a máxima eficácia no seu funcionamento.
Tipos de Portas Rápidas: como escolher a melhor opção?
Para escolher o tipo de porta ideal para a sua indústria, é necessário conhecer e verificar alguns aspectos, como:
- Largura e altura do vão livre.
- Características do ambiente em que a porta será aplicada.
- O que passa pelo vão?
- O vão tem alguma interferência?
De acordo com as respostas, será possível direcionar a sua demanda para o tipo de porta rápida ideal ou, então, a identificação de um Projeto Especial.
Agora que você sabe tudo sobre portas, que tal descobrir qual é a opção ideal para o seu projeto?