reducao_custo_energia_eletrica_industrial

Custos de energia elétrica industrial em Frigoríficos, descubra como economizar!

Manter a temperatura adequada é um grande desafio quando se trata da preservação da qualidade de alimentos e produtos refrigerados ou congelados. A seguir, entenda como as Portas rápidas Eclusas garantem a conservação do frio, reduzem os custos de energia elétrica industrial e ainda otimizam os processos produtivos dentro da sua empresa.

Análise do cenário.

Muitas empresas planejam aumentar seus investimentos em sistemas de energias renováveis ou diferentes tecnologias de construção, movidas pela necessidade de reduzir os custos, no entanto acabam errando ao não analisar o quanto de energia estão desperdiçando, o que de fato deveria ser o primeiro passo a se dar.

Em setores da indústria que possuem armazenamento refrigerado e necessitam do controle de baixas temperaturas, temos o exemplo da utilização de portas tradicionais para manutenção do ambiente, onde você pode perceber perdas de energia significativas e consequentemente, custos de resfriamento aumentados. Isso ocorre porque esses modelos de portas geralmente são manuais, lentas e possuem vedações ineficientes, permitindo infiltrações indesejadas, forçando os sistemas de resfriamento a trabalhar mais para manter o ambiente na temperatura de resfriamento adequada.

Identificando a perda de energia.

Uma alternativa para identificar o quanto sua empresa vem sofrendo com perdas significativas de energia elétrica, é calculando a perda de energia devido à troca de calor. Em uma instalação de armazenamento refrigerado, a principal tarefa do sistema de refrigeração é remover o calor do ar no ambiente. A quantidade de calor que deve ser removida é chamada de “Carga Térmica” ou “Carga de Calor” e provém basicamente de quatro fontes:

  • Condutividade Térmica ou Condução de Calor (CT):
  • Calor de Campo (CC):
  • Calor da Respiração (RC):
  • Carga de serviço (CS):

Condutividade Térmica ou Condução de Calor (CT):

Característica específica da entrada de calor para o ambiente refrigerado através de paredes, tetos e pisos. Em geral, a condução de energia térmica nos materiais aumenta à medida que a temperatura aumenta.

Calor de Campo (CC):

Processo na qual o calor transferido por convecção por condução do produto, com o qual entra no ambiente refrigerado, e libera à medida que esfria até atingir a temperatura de armazenamento desejada.

Calor da Respiração (RC):

Calor gerado pelos produtos como um subproduto de seu próprio sistema respiratório vegetativo ou natural enquanto estão armazenados.

Carga de serviço (CS):

Calor gerado pelo sistema de iluminação, mais equipamentos e pessoas que circulam internamente, mais vedações de portas defeituosas ou rachaduras que possam existir e principalmente, pelo calor do ar que entra quando a porta é aberta para entrar ou sair a mercadoria.

Como obter a redução de custos de energia elétrica industrial?

A Carga Total de Calor em uma instalação de armazenamento refrigerado, é a soma dessas quatro fontes de calor. A Carga de Serviço (CS) corresponde a 90% da entrada de calor. A soma das outras três fontes de calor é de apenas 10% da carga térmica total da instalação.

Portanto, ao definir como reduzir custos de energia elétrica industrial frigorífica, é muito importante implementar um sistema de entrada de mercadorias na instalação que minimize a Carga de Serviço.

O sistema de Portas Rápidas eclusas SEBRAS é uma excelente alternativa para este fim, pois evita o contato do meio interno com o meio externo, ou seja, diminui a troca de calor e também evita a movimentação dos equipamentos que funcionam internamente (empilhadeiras) para o ambiente externo, com isso evita a condensação das partes eletrônicas das máquinas.

Porta Rápida Eclusa
Porta Rápida Eclusa

 

Conclui-se que com o sistema de Portas Rápidas Eclusas SEBRAS a Carga Total de Calor na instalação pode ser reduzida em até 40%, afinal reduz as horas de funcionamento do Equipamento de frio, diminuindo o consumo de energia elétrica e os custos de manutenção do mesmo, prolongando sua vida útil. Além disso, controla a formação de gelo no interior da câmara, aumenta a qualidade dos produtos armazenados, a segurança operacional e padroniza o processo de movimentação do material.

 

Conheça mais sobre Movimentadores de Paletes. Clique Aqui

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *