Porta: todas as dúvidas e curiosidades respondidas

Porta: todas as dúvidas e curiosidades respondidas

Portas são objetos usado para separar ou isolar ambiente domésticos e industriais. Também podem ser chamadas de esquadrias, especialmente na arquitetura, assim como: Janelas, portões e venezianas.

As portas são os itens mais importantes dos projetos de construção, tanto que uma das primeiras definições de uma planta é onde elas vão ficar. Elas também são multifunções: permitem a entrada em um local, a circulação entre todos os ambientes, contribuem para a estética, se adaptam a qualquer tipo de temperatura, isolam calor e acústica e possuem tipologias para qualquer ambiente (internos e externos). Na indústria, as portas são fundamentais para o isolamento de ambientes.

Você certamente não pensou que tivéssemos tanto a dizer sobre as portas, não é mesmo? Pois, ao contrário: com tantas funcionalidades, há muito o que falar sobre elas. As portas merecem ser estudadas e planejadas e, para começar, trazemos aqui os critérios básicos mais importantes a considerar, independente do uso ser doméstico ou industrial:

  • Onde a porta ficará localizada? Esta resposta ajuda a definir o tipo de material, forma da porta e aplicações.
  • A porta será para uso interno ou externo? O tipo de uso pode determinar também o tipo de material e formato da porta.
  • A porta terá um grande volume de aberturas diárias? Isso pode determinar a forma como a porta é fixada ou estruturada.
  • Quem vai utilizar a porta? Portas podem ser abertas com fechaduras convencionais ou por acionamentos especiais, levando em consideração, inclusive, questões de acessibilidade para pessoas ou profissionais portadores de alguma deficiência física.

Confira a seguir quais são os tipos de portas domésticas e industriais e todos os detalhes importantes de serem levados em conta na hora de definir uma porta para a sua casa, empresa ou indústria.

Portas Domésticas:

A porta doméstica é a primeira que vem à mente quando falamos sobre portas e, de fato, ela contém os elementos básico de qualquer outro tipo.

Composição de uma Porta residencial

  • Porta ou folha: É a parte maior de todo o mecanismo envolvido para fechar um ambiente.
  • Abertura: É a forma como a porta é fixada na estrutura que, por sua vez, a coloca na parede.
  • Fechadura: É o conjunto da maçaneta e o buraco para inserir uma chave.
  • Maçaneta: É onde a mão efetivamente abre a porta
  • Dobradiças: Elas podem ser curvas, retas ou super curvas, de acordo com a abertura. No vídeo a seguir, você confere detalhes sobre diferentes tipos de dobradiças

  • batente ou trilho ou pivô: são tipos diferentes de fixação da porta.

Entenda cada um dos itens acima:

Batente é a estrutura em torno da porta.

Fonte

Já o trilho é usado em portas que são abertas arrastando para um lado ou para o outro.

Fonte

Por fim, pivô é quando a porta se sustenta por um único pino.

Fonte

Portas: materiais mais comuns

As Portas contam com diversas aplicações, desde as mais complexas até as mais simples. Os materiais que fazem parte também podem mudar e é fundamental compreender que cada material possui uma aplicação ideal.

As Portas são peças fundamentais dos ambientes onde estão instaladas, afinal, além de serem importantes para o fechamento do ambiente, as portas costumam ser o primeiro item a ser visto por alguém.

Muitas pessoas não compreendem mas as Portas Industriais também necessitam de um design bem aplicado, pois assim como a nossa casa, as portas industriais também são elementos importantes para o visual da empresa. Imagine você chegando em uma indústria e vendo uma porta de aço toda enferrujada, certamente não passaria boa impressão!

Por isso que abaixo, vamos explicar com mais detalhes os materiais aplicados para cada modelo e em qual ambiente cada porta é melhor aplicada.

Portas de madeira

a madeira é um material bastante diversificado e requer alguns cuidados.

  • Tipos de madeira que podem ser usados: depende da região onde a porta será fabricada. Entre os mais comuns no Brasil, estão: cedro, peroba, itaúba, angelim, Ipê, cumaru.
  • Em qual localização é recomendado usar uma porta de madeira? de preferência em ambientes secos e com pouca interferência do clima exterior. Caso não seja possível, é preciso utilizar uma pintura adequada para proteger a madeira.
  • Como proteger portas de madeira? De acordo com o site de tintas Renner, existem duas possibilidades de proteger a porta de madeira. Com Verniz, que proporciona um acabamento acetinado e brilhante, formando uma película de filme resinosa, uma barreira na superfície. E também o Stain, acabamento mais fosco em comparação ao Verniz cuja principal característica é a preservação do aspecto natural da madeira. Como não forma filme, além de proteger a superfície, ele realça os veios e nós característicos do material.
  • É ideal para ambientes internos.
  • Não é recomendada para ambientes externos.
  • Qual a melhor madeira para porta de banheiro? Portas de madeira maciça são uma boa opção para banheiros. Elas oferecem mais resistência à umidade e apresentam melhor isolamento acústico e térmico.

Portas de aço

As portas de aço possuem uma aplicação muito comum que é na abertura de entrada de espaços comerciais localizados em Shoppings por exemplo, e o modelo costuma ser chamado de transvision. Veja o modelo na imagem abaixo:

Porta Transvision - SEBRAS

Fonte

Este modelo proporciona visibilidade do ambiente  interno da loja devido ao painel microperfurado que possui. Assim como quem está no lado externo, pode ter visibilidade do lado interno, desta forma, conta com visibilidade de ambos os lados.

O material deste modelo, normalmente é em alumínio ou em aço inox e além de ser instalada em Shopping, pode ser instalada também em Comércio em Geral, Lojas e ambientes comerciais. Ela pode também contar variação de cores na sua pintura.

A microfuração que existe neste modelo de porta, proporciona que a ventilação do espaço comercial seja mantida. Além de possibilitar a entrada de claridade para dentro do ambiente, estes dois aspectos fazem com que o ambiente não sofra com a criação de mofos ou com o efeito estudo, deixando o ambiente agradável para os consumidores da Loja Comercial.

Este tipo de modelo não é o mais indicado para o isolamento de ambientes industriais. Os vãos existentes em indústrias, contam com a necessidade de vedação, abertura rápida e que gere poucas manutenções, o que dificilmente pode se ter com portas de aço.

Portas Rápidas Industriais

As Portas Rápidas Industriais estão se tornando cada vez mais comuns em indústrias de diversos segmentos. Essa realidade já é comum na Europa, onde as empresas buscam cada vez mais recursos tecnológicos para agilizar seus processos.

Elas garantem a qualidade dos produtos que necessitam de vedação. Melhoram as condições de trabalho dos colaboradores. Reduz a interferência de fatores prejudiciais para o processo produtivo da empresa; Melhoram as condições de limpeza e higienização dos locais que necessitam ser isolados, e:

  • Contam com agilidade de abertura e fechamento;
  • Promovem uma maior segurança das pessoas que circulam pelo vão;
  • Contam com um baixo índice de manutenção nas portas; e
  • Reduz os custos de energia elétrica.

Porta Rápida Industrial


FALE CONOSCO