Isolamento térmico industrial: qual é a sua importância?

Nos frigoríficos é essencial que o ambiente mantenha a temperatura negativa, mas isso nem sempre é uma atividade fácil, pois qualquer vão ou burraco que não seja fechado da forma correta, pode fazer com que a troca de temperatura ocorra.  O fechamento do vão de ambientes frigoríficos é um processo bem delicado e fundamental que seja realizado um trabalho de qualidade pois qualquer espaço presente pode trazer sério prejuízos ao negócio. 

Isolamento térmico: para que serve?

As câmaras frigoríficas ou câmaras de estocagem, tanto de resfriados ou congelados, possuem vários aspectos que geram perdas térmicas, sendo a perda por infiltração uma das principais delas, além das perdas por transmissão de calor, do produto, motores, Iluminação, pessoas, etc. Os aspectos podem ser diversificados. A Infiltração de ar que é comum ocorrer, é a parcela correspondente ao calor do ar que atinge a câmara através de suas aberturas. Em câmaras frigoríficas com movimentação intensa e com baixa temperatura esta situação se agrava, é fundamental a utilização de um meio redutor desta infiltração e por isso, é tão importante que as vedações do ambiente sejam fechados com a melhor solução. Caso o isolamento não seja aplicado da melhor maneira, é possível que a empresa seja notificada pelo SIF – Serviço de Inspeção Federal.  O SIF é vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA, é responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados.

Quais são os tipos de portas rápidas para ambientes térmicos?

Hoje existem alguns modelos de Portas Rápidas que auxiliam no Isolamento térmico das indústrias, como os modelos: Fast Roll Coll, Open Fast Cold e até mesmo o movimentador de Paletes. Explicamos melhor sobre os modelos abaixo:

Open Fast Cold

A Open Fast Cold ideal para câmaras de estocagem com temperaturas de até -35ºC, com tráfego contínuo de entrada e saída de cargas, cuja necessidade é manter as condições de temperatura, higiene e limpeza desse ambiente. A abertura da porta frigorífica industrial Open Fast Cold é por sistema de dobras da lona no sentido vertical. O tipo de acionamento e adequado à necessidade de cada projeto, podendo ser acionamento manual, semiautomático e automático. Open Fast Cold - SEBRAS - Isolamento térmico Industrial

Fast Roll Cold

Ideal para ambientes de até -25ºC, As portas Fast Roll Cold abrem no sentido vertical e são enroláveis. Elas abrem 1 metro por segundo. Com tráfego contínuo de entrada e saída de cargas, este modelo de porta rápida, busca manter as condições de temperatura, higiene e limpeza dos ambientes que necessitam de isolamento térmico. Fast Roll Cold - SEBRAS - Isolamento Industrial Já considerados como Projetos especial, o movimentador de paletes atua durante o transporte de cargas para dentro de ambientes com temperaturas negativas, é fundamental que não ocorra a troca de temperatura. Para isso, é necessário utilizar um Sistema de Isolamento de Câmara Frigorífica com movimentador de Pallets. Ele tem o objetivo reduzir a entrada de ar quente para o interior da câmara de estocagem, com a utilização de duas Portas Rápidas interligadas e intertravadas, desta forma, a câmara fria nunca fica exposta ao ambiente externo. Através do Movimentador de Paletes da SEBRAS você garante mais desempenho, segurança, tranquilidade e conforto aos colaboradores da sua empresa. Veja como é: Movimentador de Paletes para Eclusas - SEBRAS Todas as Portas Rápidas para ambientes frigoríficos podem contar com um acionamento no touch no lado externo do ambiente e desta forma, evita que o ambiente possa correr qualquer risco de contaminação através do toque de diversas mãos na botoeira de acionamento.  Entre em contato conosco e saiba mais!