Tipos de portas: um guia para projetos industriais de engenheiros e arquitetos.

Tipos de portas: um guia para projetos industriais de engenheiros e arquitetos.

É comum encontrarmos desde sempre as portas industriais em diversos segmentos e aplicações. Com o passar dos anos, estes importantes itens da indústria foram se modernizando e aperfeiçoando em materiais e aplicações. Porém, algumas empresas fornecedoras de Portas Industriais fizeram diferente.

Nesse sentido, estes fornecedores não buscaram só modernizar o layout dos seus materiais, mas buscaram agregar a tecnologia na aplicação dos seus produtos, gerando um impacto maior em diversos outros setores dentro da indústria. Neste artigo, vou explicar melhor os tipos de portas industriais e como elas podem te ajudar.

Quais são os tipos de portas industriais?

Existem alguns aspectos que são relevantes na hora de identificar o tipo de porta industrial ideal para cada tipo de ambiente.

Dessa forma, é comum que aconteça um conflito no entendimento sobre Portas Industriais e Portas Residenciais, por exemplo, e eu te explico o por que: as Portas Industriais são produtos que contam com um alto valor de engenharia envolvido e, além disso, possuem uma estrutura metálica que não é adaptada para residências, fazendo com que os produtos não sejam aplicados neste formato. 

Porta de enrolar industrial:

As Portas de Enrolar e as Portas de Dobrar são, inicialmente, diferenciadas pelo tipo de abertura dos modelos que as definem nos modelos aplicados. 

A Porta de de Enrolar Industrial é ideal para separar ambientes que tenham tráfego contínuo de entrada e saída de cargas e que necessitam manter as condições de limpeza, higiene e temperatura do local.

Porta Doca - SEBRAS

Já às Portas de Empacotar utilizam duas fitas cintas que realizam o sistema de tração da Porta. Veja como funciona:

Open Fast - SEBRAS - Porta Rápida

Aplicadas para o ambiente industrial, os tipos de portas possuem especificações que definem as aplicações das mesmas, como: 

  • Local de Instalação, 
  • Ciclagem diária, 
  • Temperatura interna e externa do vão

Porta gigante industrial:

A Porta Gigante Industrial, também conhecida como Maxidoor, é ideal para locais que necessitam de portas de tamanhos grandes e que tenham tráfego de cargas. 

Nesse sentido, as portas Maxidoor são especiais para grandes vãos e suportam ventos de acima de 100 km/h, mantendo as condições de limpeza, higiene e temperatura do ambiente onde estão instaladas. 

Além disso, ela é uma Porta flexível, com sistema de abertura por empacotamento, com painel de fechamento duplo em lona vinílica. As colunas e cabeceira são fabricadas em aço carbono com pintura especial para suportar ação de intempéries, como umidade e maresia.

Porta frigorífica industrial:

Existe hoje com dois modelos de Portas Frigoríficas Industriais, que são: Open Fast Cold e a Fast Roll Cold. Existem algumas importantes diferenças entre elas, como:

  • Temperatura máxima negativa suportada por cada modelo;
  • Tipo de abertura: Empacotar ou Enrolar;
  • A Fast Roll Cold é instalada apenas no lado externo com temperaturas positivas;
  • Já a Fast Roll Cold Plus pode ser instalada na parte interna, ou seja, com temperaturas negativas;  
  • E outros aspectos que o Consultor Comercial e a Equipe de Engenheiros poderão direcionar da melhor forma.

Elas são ideias para câmaras de estocagem com temperaturas entre -25ºC e -35ºC, com tráfego contínuo de entrada e saída de cargas, cuja necessidade é manter as condições de temperatura, higiene e limpeza desse ambiente. 

Portas rápidas:

Já para a aplicação em ambientes que necessitam dividir os espaços industriais, a Open Fast é tipo de porta rápida ideal. 

Porta Rápida Industrial Open Fast é ideal para locais com tráfego contínuo de entrada e saída de cargas.

Além disso, o painel de fechamento é em lona vinílica e possui visores transparentes e barras estruturais. As colunas e cabeceiras são fabricadas em aço carbono com pintura eletrostática a pó, na cor desejada. Também podem ser fabricadas em aço inox.

Tipos de portas industriais: como escolher a melhor opção?

Para escolher o tipo de porta ideal para a sua indústria, é necessário conhecer e verificar alguns aspectos, como:

  • Largura e Altura do Vão Livre;
  • Ambiente que a porta será aplicada: Ambiente Interno; Ambiente Externo; Divisão de Ambiente interno com Externo; É um Ambiente com temperatura negativa?; Qual seria a temperatura negativa? Enfim, diversas aplicações! 
  • O que passa pelo vão?
  • O vão tem alguma interferência?

De acordo com as respostas, será possível direcionar a sua demanda para o tipo de porta rápida ideal ou, então, a identificação de um Projeto Especial. 

Agora que você sabe tudo sobre portas, que tal descobrir qual é a opção ideal para o seu projeto? Use a nossa ferramenta de dimensionamento!