4 dicas para aumentar a produtividade industrial

4 dicas para aumentar a produtividade industrial

Hoje muito se fala sobre produtividade industrial, porém, a grande dificuldade das indústrias é compreender como as pequenas mudanças podem influenciar e trazer grandes benefícios para o negócio. 

Por isso que hoje, vamos falar sobre 04 dicas que você pode aplicar na sua indústria e ter um aumento de produtividade industrial significativo. Hoje vamos abordar sobre:

  • A importância de Processos;
  • Como a automação e a tecnologia pode ajudar na Produtividade Industrial; 
  • Qual metodologia moderna usar?; e
  • Importância de colaboradores qualificados.

Continue comigo!

Confira 4 dicas para aumento de Produtividade Industrial 

  1. Defina e atualize os seus processos

Possuir os processos que fazem parte do método de trabalho mapeados garante que as etapas serão cumpridas em sua totalidade, dessa forma, a empresa garante que a qualidade do serviço será mantida.

Caso você ainda não tenha os processos mapeados, esse é um ótimo ponto de partida!  Para estruturar as atividades, é preciso descrever de forma completa e detalhada todo o procedimento que necessita ser realizado. 

Por exemplo, você precisará descrever todas as características do processo, além de informar o quando cada um precisa ser realizada, delegar responsáveis e definir prazos. 

Se você já possui todos os processos mapeados, é fundamental cuidar para que eles estejam atualizados para que nenhum colaborador realize um processo desatualizado. 

2. Aposte em automação e em tecnologia 

A tecnologia mostrou que chegou para ficar, por isso que contar com processos tecnológicos, integrados e que sejam automatizados faz toda a diferença quando falamos em produtividade industrial. 

A automação ligada com a tecnologia traz diversos benefícios para a indústria como:

  • Mais eficiência nos processos;
  • Diminui custos;
  • Mais produtividade nas áreas;
  • Agilidade na realização das atividades;
  • Menor chances de erros; e
  • Muitos outros benefícios.

Mas como você atrela a automação e a tecnologia dentro da sua indústria?

Considerando que você conta com um ambiente que possui um alto tráfego de entrada e saída do mesmo e ainda assim precisa manter uma condição de higiene e limpeza, contar com Portas Rápidas na sua empresa, garante uma alta Produtividade Industrial, afinal, as Portas Rápidas contam com um painel que controlam a abertura e o fechamento das mesmas, gerando assim, mais economia, rapidez e segurança para o seu ambiente. 

Por que investir em automação industrial - SEBRAS

Você ainda pode contar com um sistema digital que gere informações em tempo real das portas rápidas que você possui. Esse sistema fornece informações sobre os ciclos das portas, se ela está aberta ou fechada e muitas outras informações sobre elas. 

Existem diversas outras formas que você pode identificar e automatizar os processos da sua empresa buscando a tão sonhada produtividade Industrial, como, por exemplo, um ERP, sistema de Enterprise Resource Planning (ERP). 

O ERP, sigla de Enterprise Resource Planning e que no Português significa: Planejamento dos recursos da empresa, são softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

Com ele é possível contar com um módulo de gestão da produção por exemplo, que terá como objetivo melhorar a realização de processos gerenciais do setor, além de fornecer indicadores de performance que ajudam o gestor a medir resultados e, a partir dele, decidir o que fazer para aumentar a produtividade e a eficiência dos fluxos de trabalho;

Os modelos que você pode trabalhar dentro de um ERP, são diversos, como você pode realizar a gestão do seu estoque, facilitando o controle das mercadorias que saem e entram da sua empresa. 

3. Use metodologias modernas

Hoje muito se fala na Lean manufacturing que traduzida para o Português é a manufatura enxuta. 

Este é um conceito muito conhecido fora do Brasil e que envolve práticas e técnicas que objetivam a eliminação de desperdícios, sendo assim, ela busca garantir o máximo dos recursos por meio de uma abordagem sistemática que visa também a melhoria contínua dos processos, aqueles que você precisa já ter mapeado e detalhado.

A lean manufacturing é uma metodologia que busca, além dos outros objetivos, a produtividade industrial e junto as outras dicas, ela te ajudará a alcançar o seu objetivo! 

Vale ressaltar que ela busca reduzir 4 tipos de possíveis desperdícios, que são:

  • Superprodução: Produzir é bom, porém em excesso gera gastos desnecessários e tira o foco do que realmente é importante. Normalmente as empresas acreditam que quanto mais se produz, mas sinal de que elas estão bem no mercado, porém, nem sempre isso é sinal de saldo positivo, afinal, a produção pode ser tanta que talvez pode não ser absorvida pelo mercado. 
  • Excesso de estoques: Sua empresa precisa de um lugar para armazenar tudo o que produz e se ela produz demais, terá problemas com a armazenagem dos produtos, onde, normalmente, os gastos maiores com conservação de estoques encalhados prejudicam a produtividade industrial, afinal, acabam por por sobrecarregar o processo logístico.
  • Tempo na realização dos processos: Quando uma parte do processo está comprometido, a chance de impactar em todas as outras etapas, é grande. Por isso que contar que todo o processo logístico funcione, é fundamental para a produtividade industrial do seu negócio. Enquanto uma mercadoria não é liberada para retirada, por exemplo, impede que outros produtos fiquem sejam finalizados na linha de produção, afinal, não haverá espaço para eles ficarem.
  • Porcentagem de defeitos: A indústria enxuta que foca em ter produtividade industrial, tem como principal benefício diminuir os defeitos nos produtos e processos, afinal, os processos estarão mapeados e o tudo irá acontecer da melhor forma possível. 

4. Qualifique os seus funcionários

Uma das formas mais eficientes de aumentar a produtividade da sua indústria é por meio da capacitação dos seus colaboradores. Assim a empresa proporciona o alinhamento das principais práticas de excelência do mercado e das visões da empresa.

Treinar os colaboradores inclui além de qualificação técnica sobre a sua área de trabalho, mas também, de proporcionar a experiência que ele possa conhecer o dia a dia de outros colegas. Esses aprendizados podem ser de: 

  • Tecnologias: Sejam tecnologias da sua área de trabalho ou que a empresa está implementando, compartilhar o conhecimento com todo o quadro de colaboradores faz a diferença, assim os colaboradores se sentirão integrados e parte do processo.
  • Processos: Deixar claro os processos, responsabilidades e prazos, garante que todos os colabores compreendam o seu papel dentro da indústria, esse é um fator essencial para o negócio ter uma produtividade maior.
  • Políticas de comportamentos: deixe alinhado as políticas de comportamento da empresa faz com que a interação entre os colegas se torne mais amigável e respeitoso. Se todos conhecerem as regras dentro da empresa e as suas normas contra o ambiente tende a se tornar mais favorável ao trabalho.

Bom, essas foram as minhas 04 dicas para você ter mais Produtividade Industrial no seu negócio, então, lembre-se: 

  1. Defina e atualize os seus Processos;
  2. Aposte em automação e em tecnologia 
  3. Use metodologias modernas; e
  4. Qualifique os seus funcionários. 

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe nas suas redes sociais e continue nos acompanhando.