layout-basico-fast-roll-1024x422-1

A SEBRAS apoia o Outubro Rosa

O que é e como surgiu o Outubro Rosa?

Outubro Rosa, ou “Pink Ribbon”, como também é conhecido, vem sendo realizado em vários lugares do mundo todo. Por onde passa vem inspirando muitas outras manifestações similares, como o “Novembro Azul”, na conscientização dos homens sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de algumas outras doenças.

Este movimento começou a surgir em meados de 1990, em Nova York, na primeira “Corrida pela Cura”. Onde daí pra frente, passou a ser realizada anualmente na cidade. No entanto, apenas em 1997 é que algumas entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos EUA, passaram a promover ações para estimular o diagnóstico e a prevenção do câncer de mama. Enfim, foi escolhido o mês de outubro como o núcleo das ações e atividades em prol do movimento.

Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, a campanha passou a ser incentivada em São Paulo, no ano de 2002. Onde era realizada a iluminação do Obelisco do Ibirapuera com a cor rosa. Anos depois, muitas entidades que também se mobilizavam na causa também passaram a iluminar e enfeitar prédios e monumentos locais. Um dos monumentos mais famosos do mundo, o Cristo Redentor, também passou a ser anualmente iluminado de Rosa nestes atos.

Lei Federal: Um direito de toda mulher

Muitas mulheres não sabem, mas existe uma Lei Federal 11.664/2008, que  assegura todas as mulheres a partir dos 40 anos. Todas mulheres tem direito de total assistência médica relativas à prevenção, detecção, tratamento e controle de cânceres mamários e também de colo uterino, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Este é um direito muito importante para a mulher inclusive como cidadã, sugerimos se informar a respeito.

Como combater o câncer de mama?

Além do exame específico para esta finalidade, a mamografia, existe também o “Auto exame”, um método simples, mas muito prático e eficiente de detecção, onde em 95% dos casos há a possibilidade de cura caso seja detectado a tempo. Como sugestão do Ministério da Saúde, recomenda-se realizar o auto exame nas mamas pelo menos uma semana após a menstruação para mulheres a partir dos 20 anos, ou sempre no início de cada mês no caso das mulheres a partir de 40 anos ou que já passaram o período da menopausa.

Onde fazer a Mamografia gratuitamente?

O Ministério da Saúde oferece o exame da mamografia gratuitamente para todas as mulheres acima de 40 anos de idade, podendo ser realizadas em clínicas credenciadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), necessitando, normalmente, que a paciente possua uma requisição de exame médico dentro da rede pública de saúde.

A Mamografia também pode ser realizada por clínicas particulares, inclusive por intermédio de um plano de saúde.

Todo ano no mês de outubro, diversas entidades e institutos ligados a saúde da mulher costumam oferecer mamografias gratuitamente. Por isso, é sempre bom procurar se informar a respeito na sua região.

Pra finalizar, listamos os 7 passos fundamenteis para realizar o auto exame da mama:

  1. De frente para o espelho, sem roupa, com as mãos na cintura, observe as mamas e veja se são iguais.
  2. Com as mãos para cima observe se as mamas são iguais, se os mamilos estão na mesma altura.
  3. Coloque a mão direita na nuca e com a outra palpe a mama direita com movimentos circulares procurando por caroços.
  4. Faça uma pressão suave com os dedos nos mamilos e na aréola, observando se sai algum líquido.
  5. Coloque a mão debaixo do braço, na axila, indo em direção a mama e faça movimentos circulares procurando por caroços ou alguma sensação estranha.
  6. Deitada na cama, coloque a mão direita na nuca e com a outra faça toda a palpação da mama e da axila direita.
  7. Repita todo o processo na mama esquerda.
Tags: No tags

Comments are closed.