Moegas: Como reduzir custos e os impactos ambientais com Portas Rápidas?

A grande quantidade de resíduos gerados e descartados pelas moegas vem sendo cada vez mais preocupante.  Pois está ligado aos impactos e danos que esses podem causar ao meio ambiente.

Assim, as empresas estão sendo cada vez mais pressionadas a demonstrar um gerenciamento adequado ao seu processo e às suas estruturas, avaliando e quantificando a geração dos resíduos produzidos, estudando formas adequadas para a redução da produção dos resíduos de modo a minimizar os impactos.

Os resíduos gerados nos processos de beneficiamento e embalagem de grãos, oriundos das cascas e mesmo dos processos de esmagamentos/trituração, necessitam de gerenciamento e/ou tratamento adequado, podendo ser utilizados ou reaproveitados na produção de alimentos ou rações para animais ou ainda como fonte de energia para a geração de calor.

Ao se tratar de empresas que processam cereais, a instalação de dispositivos de aspiração de pó e isolamento sonoro dos equipamentos para a redução das emissões e ruídos, bem como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tornam-se indispensáveis, pois a saúde dos funcionários é de vital importância.

As Portas Rápidas SEBRAS foram especialmente desenvolvidas para preservação ou isolamento de moegas com excesso de pó.

Poeira de grãos podem causar sérios problemas de saúde para as pessoas expostas. Se inalado, o pó de grãos pode causar problemas pulmonares como:

  • tosse
  • falta de ar
  • chiado
  • asma
  • bronquite crônica
  • alergias

A qualidade das condições higiene, limpeza, ar e outras necessidades dos ambientes industriais esta diretamente ligada ao nível de exposição que este ambiente esta sujeito ao longo das jornadas de produção.

Cada vez mais as empresas tem a necessidade de isolar suas casas de moegas devido às questões ambientais. A fuligem que é dispersa no ar durante a descarga de caminhões com grãos é prejudicial tanto para os operadores, quanto para o meio ambiente.

Mesmo emissões com concentrações e volumes relativamente baixos podem gerar custos bastante elevados para as empresas, decorrentes de taxas e multas aplicadas, principalmente se ocorrerem acidentes que possam ocasionar prejuízos à comunidade e ao meio ambiente.

A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental é a resposta dada pelas empresas para controlar os impactos causados. Ela representa uma mudança organizacional, motivada pela internalização ambiental e externalização de práticas que integram o meio ambiente e a produção.

[vc_video link=”https://youtu.be/a5-2HPFlqAo” ratio=”16-9″]

Dentre os inúmeros benefícios alcançados destacam-se:

  • Melhoria da imagem perante as diversas áreas que interagem com o seu negócio;
  • Redução dos custos ambientais;
  • Menores riscos de infrações e multas;
  • Aumento de produtividade;
  • Melhoria da competitividade;
  • Surgimento de alternativas tecnológicas inovadoras (Portas Rápidas).
Leia nosso material que fizemos especialmente sobre a aplicação de Portas Rápidas em moegas.
[vc_row][vc_column][dt_button link=”http://conteudo.sebras.com.br/portas-automaticas-industrias-para-moegas” button_alignment=”center” size=”medium”]Clique Aqui[/dt_button][/vc_column][/vc_row]
Para mais informações ou caso esteja precisando de um orçamento, basta entrar em contato conosco através dos canais de atendimento abaixo.
Tags: No tags

Comments are closed.