O Programa SOL foi implementado na SEBRAS, onde visa a segurança e bem estar de todos nós. Para desenvolver nosso sistema de trabalho com constante aperfeiçoamento nos detalhes que compõem nossa rotina do dia-a-dia.
Estaremos demonstrando como será a metodologia, a avaliação e ações praticadas em nossa rotina.Segurança
Baseia-se em observar e agir sobre as condições de risco no ambiente de trabalho, como:
- Aplicando medidas para reduzir, eliminar ou neutralizar os riscos existentes;
- Avaliando os acidentes ocorridos e introduzir medidas que previnam outros acidentes semelhantes;
- Monitorar a utilização dos EPI’s e EPC’s fornecidos.
Organização
- Determinar o local para todos os itens necessário na rotina. Depois de colocar os itens no local correto, devemos manter tudo neste mesmo padrão;
- Outro item essencial que serve de suporte para a Organização é o trabalho de comunicação visual, o uso de rótulos e de cores vivas e corretas também facilita a identificação e a reposição de objetos e documentos em seus locais.
Limpeza
- Deixar tudo limpo, com o cuidado de não estar varrendo somente por varrer, espanando somente por espanar. É importante que cada um, após utilizar o instrumento de medição, veículo, máquina ou ferramenta, os deixe na melhor condição de uso possível.
Limpar também é não desperdiçar!
Mais importante que limpar é não sujar!
Como funciona?
Será feita uma inspeção mensal com aviso prévio nos primeiros 3 meses e depois passa a ser sem aviso prévio.
Quem são os auditores?
Os auditores serão do setor administrativo.
Responsável pelo programa na produção: Supervisor de Produção
- Avaliar o resultado da área. Analisar e adequar ações para a solução do problema. Envolver os colaboradores direta ou indiretamente na solução de problemas;
- Avaliar as solicitações de melhoria que envolva investimentos dentro do seu nível de decisão, e se necessário repassar para a Direção;
- Controlar e coordenar as atividades do Programa na sua área de responsabilidade;
- Discutir junto à coordenação do Programa ou Diretoria os casos omissos ou inadequação na prática do Programa;
- Proporcionar ambiente próprio ao comprometimento geral com o Programa.
Setores Inspecionados
- Caldeiraria
- Montagem Final
- Painel elétrico
- Lona
- Almoxarifado
Sistema de avaliação do programa sol
- É utilizado um sistema de contagem através do conceito SIM –Atende ou NÃO – Não atende. Depois são considerados o nº de conceitos positivos pelo nº de verificações do setor, gerando assim um percentual de pontuação;
- Exemplo: Caldeiraria = 15 conceitos SIM dividido pelos 20 elementos de verificação = 0,75 x 100 = 75%
Será premiado o setor que obter maior pontuação.
Pontuação
- 90 a 100% – excelente
- 70 a 90% muito bom
- 50 a 70% – bom
- 30 a 50% – ruim
- 0 a 30% – muito ruim
Como funciona a auditoria?
- Serão pontuados através de um formulário de avaliação – Check-list;
- Como mencionado anteriormente, cada ítem será avaliado em ATENDE OU NÃO ATENDE;
- Após a inspeção, será calculado o índice de pontuação, informado o resultado da auditoria no mural da produção.
EXEMPLOS
- Organização Local de Trabalho: material sem utilidade no setor, empilhamento, murais desorganizados, etc.
- Patrimônio danificado: descuido com equipamentos, veículos, móveis, etc.
- Limpeza: Lixo Seletivo, mau uso, lixo em excesso, poeira em mesas, apresentação do café, sujeira nos equipamentos, sujeira em planilhas, etc.
Os resultados:
Após a avaliação dos auditores, será apresentado ao responsável da área. A cada mês serão expostos em mural gráficos que demonstra a evolução dos setores.
Premiação
Será feita uma premiação para o setor que obter maior pontuação! Essa premiação será para todos os colabores do setor, estimulando o senso de coletividade e coleguismo.
A premiação será um café da manhã com muitas guloseimas e o reconhecimento pelo desempenho através da divulgação nas redes sociais da empresa. Entregue 7 dias após a apresentação do resultado.
O sucesso do Programa SOL exige mudança, e para mudar é preciso:
- Combater o desperdício,
- Manter bons hábitos de Higiene e Segurança,
- Manter o ambiente de Trabalho limpo e organizado,
- Ser responsável,
- Aceitar desafios,
- Ter espírito de Equipe.